quinta-feira, 28 de julho de 2011

COMPOSIÇÃO: Parte II. Como se dá o processo de composição?



INTRODUÇÃO.

Antes de começar a falar sobre como se dá o processo de composição, uma vez que a afirmação de que: “Nenhuma canção que foi composta, que não esteja registrada Na bíblia, é inspirada por Deus”, rendeu muitos questionamentos. Especialmente a pergunta: Se não é inspirada por Deus então é por quem? Gostaria de comentar brevemente, mais uma vez, sobre como a bíblia foi escrita, para que compreendamos melhor essa afirmação.

I Ponto: A bíblia é o registro da revelação da vontade de Deus. E o que é revelação?

A palavra revelação significa simplesmente um DESVENDAMENTO. É descobrir algo que estava encoberto e que o homem jamais saberia se lhe não fosse revelado.
A revelação se divide de duas formas: A geral e a particular.

A GERAL, é a revelação de Deus através da natureza (Rom. 1:18-21), através da providência de Deus para com o homem e criação (At. 14:17; Col. 1:17) e através da natureza moral do homem (Gn. 1:26).
Em qualquer lugar do planeta, qualquer pessoa pode chegar à conclusão, observando essas três coisas, de que existe um Deus que está acima de todos. Ela só não será capaz de discernir, quem é esse Deus, qual é a vontade dEle pra sua vida, qual é o caráter desse Deus e que interesse Ele tem por ela. Isso só é possível se o próprio Deus se revelar de forma pessoal. Foi isso que Deus fez com os autores bíblicos, se revelou a eles e a bíblia é o registro dessa revelação. A essa revelação chamamos de revelação
PARTICULAR.

II Ponto: A bíblia é o registro inspirado da revelação de Deus. E como isso foi possível?

Deus inspirou os, aproximadamente, 40 homens para registrar sem erro o conteúdo da sua revelação em um período que durou cerca de 1500.

O que é inspiração?


Charles C. Ryrie define inspiração divina como: “O processo divino de supervisão dos autores humanos da bíblia, de modo que, usando suas próprias personalidades e estilos, compuseram e registraram sem erro a revelação de Deus ao homem Nas palavras dos manuscritos originais.”
Ou seja, dizer que a bíblia é inspirada por Deus é afirmar que o próprio Deus garantiu que o que nela foi escrito foi exatamente o que Ele queria que fosse escrito. Deus inspirou os homens para que eles registrassem sem erro a sua revelação.

III Ponto: Além da bíblia que outros registros são inspirados?

A bíblia reivindica apenas para si o status de registro inspirado por Deus. Vejamos:

“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para educação na Justiça,”
II Tim. 3:16

A palavra usada para inspiração aqui é Theopneustos, que significa soprado por Deus. Ou seja, Deus é o autor das Escrituras e essas são o produto de Seu sopro criador.

“porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens {santos} falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
II Pd. 1:21

O “como” da inspiração - homens “movidos” (lit., “carregados”) pelo Espírito Santo.

Jesus citando as escrituras quando foi tentado pelo diabo disse; “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”
Mt. 4:4 (Jesus se referia as escrituras)

IV Ponto: Como compreender a bíblia e a sua revelação?

Sendo iluminado através do Espírito Santo de Deus. E o que é iluminação?

Iluminação - Esta palavra significa "fazer a luz brilhar". Somos iluminados para conhecemos as verdades bíblicas "sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da vossa vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos" (Ef 1.18). A iluminação é para que os crentes descubram as grandes verdades reveladas por Deus na Sua Palavra e a aplicação para as suas vidas. É através da iluminação que o Espírito Santo concede aos cristãos a capacidade intelectual de compreenderem o que foi inspirado e revelado nas Escrituras. É impossível entendermos a situação de pecado sem intervenção do Espírito Santo, que produz luz em nossa consciência. Só os salvos em Jesus podem ser iluminados (I Co 2.14; II Co. 4:3 e 4); a obra de Cristo na cruz não faz sentido para o homem natural (1 Co 1.18)

A declaração de W. C. Taylor, missionário batista pioneiro no Brasil, irá nos ajudar a entender a relação destes conceitos entre si e o sentido de cada um:

"Três doutrinas vão sempre juntas, na inteligente apreciação do valor da Escritura: revelação, inspiração e iluminação. Para o autor (do texto bíblico) veio a Revelação; para a Escritura que ele transmite, veio a Inspiração; para o leitor, que busca saber por meio dela a verdade e a vontade de Deus, virá, nas condições de espiritualidade, a Iluminação. Os profetas e os apóstolos foram Movidos. Suas Escrituras foram Inspiradas. Nós somos Iluminados".

V ponto: Como se dá o processo de composição:

1º É essencial conhecer a Jesus (Ter nascido de novo)Jo. 3:3; II Co.
2:14;
A iluminação vem através do Espírito Santo e só os que nasceram de novo são habitados Por Ele.

2º Ter uma vida de comunhão com Deus. (Oração, adoração, jejum...)
Tg. 4:8

A prática dessas coisas nos deixa mais sensíveis ao Espírito Santo e ao mesmo tempo proporciona muitas experiências com Deus.

3º É fundamental ler e estudar a bíblia.
Col. 3:16

A bíblia é o registro inspirado da revelação de Deus e nós só seremos iluminados para compreendermos essa revelação se lermos e investirmos tempo em seu estudo.

VI Ponto: Conclusão.

Busquemos pois a Deus, leiamos a sua palavra e oremos para que sejamos iluminados na compreensão do texto bíblico afim de produzirmos canções e sermões abençoados para glória de Deus e para edificação da igreja.


No amor do Pai,
Marcos Paulo Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...