domingo, 20 de novembro de 2011

Adoração não se negocia. Escolha Deus!


O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de babilônia.
Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitães, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.
E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas:
Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.
E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.
Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
Por isso, no mesmo instante chegaram perto alguns caldeus, e acusaram os judeus.
E responderam, dizendo ao rei Nabucodonosor: O rei, vive eternamente!
Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, e da gaita de foles, e de toda a espécie de música, se prostrasse e adorasse a estátua de ouro;
E, qualquer que não se prostrasse e adorasse, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente.
Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei.
Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.

Daniel 3:1-20

Quando se fala em adoração da igreja é muito comum lembrarmo-nos de música, até porque a adoração tem, de fato, uma forte ligação com a música e isso não é apenas nos dias de hoje, mas vem desde o período bíblico. Não nos falta exemplos de pessoas adorando com música na bíblia, Davi, Salomão, o rei Ezequias, entre outros. Mas, hoje, gostaria de falar (escrever) do sentido mais profundo, completo e primário da adoração, que está muito além da música.

No Antigo testamento algumas palavras eram usadas. Vejamos:

Hitawa - Significa prostrar-se ou curvar-se.
Shachah - Significa adorar.
Barak - Significa ajoelhar-se em adoração para bendizer ao Senhor.
Havã ou Hawã - Significa prostrar-se, dobrar-se ou submeter-se.
Ãbad - Significa fazer, criar, executar.
Pelah - Significa servir, adorar, reverenciar, ministrar.

O povo de Israel sabia muito bem que adorar a Deus era muito mais de que cantar uma canção para Ele...
... Era serví-lo com fidelidade irrestrita, era obedecê-lo, era cumprir a sua palavra, era serví-lo como um escravo serve ao seu Senhor.
Existe ainda outra palavra para completarmos a compreensão é a palavra Ãtar, que quer dizer fazer uma oração, uma súplica sincera a Deus, orar a Deus com a sinceridade de uma criança. este termo fala que toda essa compreensão do significado da adoração deve ser precedida do entendimento que é o amor sincero e espontâneo que devem motivar esse desejo de adorá-lo de forma fiel e inegociável.

Mesmo no Novo Testamento esse sentido de adoração continua. Vejamos:

Proskuneo - Prostrar-se, beijar a mão do seu Senhor com uma inclinação respeitosa.
Douléuo - Que trás como equivalente, servir, ser escravo, subserviente. Este verbo é usado para expressar o nosso dever de servir a Deus aparecendo em passagens como Mt. 6:24 - At. 20:19 - Rm. 12:11 e 14:18

Isto nos leva ao aspecto de adoração encontrado na Bíblia: uma associação entre adorar e servir. Tudo que somos e possuímos pertence a Deus; por conseguinte, somos servos dEle. Um exemplo deste conceito acha-se em Mateus 4:10, que relata a ocasião em que Jesus foi tentado: "Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás" (ARC). Parece, então, que adorar a Deus de maneira bíblica implica em que reconhecemos ser Ele o nosso Senhor e que temos que serví-lo em nossas vidas.

Pois bem, esse texto do livro de Daniel, que fala da história desse três jovens ilustra muito bem qual a postura correta em relação à adoração: Ela tem que ser inegociável.
Aqueles jovens Sadraque (Ananias), Mesaque (Misael) e Abednego (Azarias), mesmo sob pena de morte não abriram mão da sua adoração, não abriram mão de deixar claro a quem serviam fielmente. Deixaram claro, mesmo sob ameaça, que não negociariam e que sob hipótese alguma adorariam a outros deuses. Deus os livrou da morte, mas eles estavam dispostos a morrer pelo que criam.

E hoje, qual tem sido a nossa postura como igreja em relação a nossa adoração? Em relação a nossa fidelidade a Deus? Infelizmente a igreja moderna parece que não tem se importado muito com o sentido original da adoração a Deus e tem, muito facilmente, negociado a sua fidelidade. É tempo de mudarmos, é tempo de voltarmos ao primeiro amor, é tempo de servirmos a Deus com fidelidade, sem importar o preço. Ele está conosco, sempre. Portanto não negocie sua adoração, escolha Deus.

No amor do Pai,
Marcos Paulo correia.

Não deixe de ouvir essa canção.

2 comentários:

  1. Marcos:

    Excelente texto. Queria saber sua opinião sobre algumas questões em relação à adoração:

    1- Deus estabelece nas Escrituras exatamente como quer ser adorado, correto?

    2- Você não acha que é falta de fidelidade quando incluímos num culto público, em nossa adoração, práticas não justificadas na bíblia? Por exemplo: a) danças litúrgicas ou coreografia; b) cair no espírito e por aí vai.

    3- Temos um parâmetro de princípios para nossa adoração ou podemos adorar a Deus da maneira que acharmos melhor?

    4- Apenas a sinceridade é um requisito exigido ou também fidelidade aos preceitos bíblicos, na nossa prática litúrgica?

    Pergunto isso porque a impressão que temos é que na hora do louvor e da adoração parece haver a idéia de que é a hora da "liberdade", que cada um pode adorar a Deus como bem entender ou como não entender. E com isso muitas esquisitices têm sido incluídas em nossas igrejas, em nossas liturgias, em nossa adoração.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Caro filósofo, estou em uma semana bastante corrida (provas, trabalhos), assim que tiver um tempinho maior coloco aqui minha opinião sobre esses assuntos. Até lá!

    Marcos Paulo Correia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...