quarta-feira, 2 de março de 2011

Seja Fiel às suas Promessas

Creio que eu não deveria ficar surpreso, especialmente depois de 34 anos de ministério, que algumas pessoas simplesmente têm uma dificuldade em manter sua palavra, fazendo aquilo que prometeram fazer.

Reconheço que sou dos "velhos tempos" quando um homem está preso às suas palavras e talvez eu seja muito rígido quanto a isto. Estou aberto à críticas e concordo que o equilíbrio é sempre necessário. Mas realmente isto me incomoda.

De todas as infinitas características do Senhor Jesus existe uma da qual dependemos e que guardamos bem perto do nosso coração. É que se Ele diz algo, Ele o fará. "Deus não é homem para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?" Números 23:19

Além do mais, "Nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés seu servo." I Reis 8:56

Deus cumpre Suas promessas e nós devemos fazer o mesmo.

Alguns fazem promessas e compromissos que nunca pretenderam cumprir. Muitos, contudo, fazem promessas porque necessitam da aprovação de homens ou porque talvez não saibam dizer "não." Outros fazem promessas sem pensar nas conseqüências. Suponho que eu tenha feito isto muitas vezes. Entretanto, a partir do momento que minha palavra saiu da minha boca, tenho que aceitar as conseqüências, não importando quais sejam. Considere o seguinte: "Ele honra os que temem ao Senhor; aquele que mesmo que jure com dano seu, não muda." Salmos 15:4 Você leu isto com atenção? "Aquele que mesmo que jure com dano seu, não muda!"

Já me arrependi muitas vezes de ter dado minha palavra rápido demais. Errei ao desejar não ter aberto minha boca e concordado em fazer algo. Mais de uma vez já perguntei a mim mesmo: "Porque eu falei isto?" Mas que eu saiba, sempre cumpri com a minha palavra mesmo quando isto me custou algo.

Por favor, não pense que estou me gabando ou querendo chamar atenção. Este não é minha intenção de forma alguma. Se eu estiver lhe dando esta impressão, então desconsidere tudo que estou escrevendo. O que estou dizendo é que nossas palavras possuem uma importância e quanto menos valor dermos para elas, menos valor iremos dar para as palavras de Deus.

A Bíblia nos dá um aviso muito sério a respeito de nossas palavras. Considere o seguinte: "Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo." Mateus 12:36 Ai! Isso dói!

A minha motivação não é ferir ninguém com minhas palavras; - nem sei se alguém vai ler o que escrevi - e para citar as palavras do apóstolo Paulo, "Não escrevo essas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados." I Coríntios 4:14

Amados, cumpram suas promessas e honrem seus compromissos. Se você prometer algo, cumpra. Sem desculpas, sem choro, sem: "não era bem isso que eu queria dizer.", sem: "Deus me liberou desta promessa." Como é que Deus pode liberar você da sua própria palavra? Se você prometeu, é sua responsabilidade cumprir.

Se você fez um compromisso que não pode cumprir por uma razão honesta e compreensível, então há graça. Contudo, procure a pessoa a quem você deu sua palavra e explique a situação. Peça a esta pessoa que tenha misericórdia de você e graça para simplesmente entender que você está impossibilitado de cumprir sua palavra. Se essa pessoa lhe liberar, ótimo, se não, encontre uma saída para resolver a situação.

Lembre-se, "Mas digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro." Provérbios 22:1. Um bom nome é o bem maior que alguém pode possuir. Nunca coloque em jogo o seu nome ao dar motivo para pessoas duvidarem do seu caráter e integridade.

Nem todas as pessoas irão gostar de você. Nem todos vão concordar com você. Nem todos vão querer conviver com você- ou comigo. Contudo, não pode haver uma pessoa sequer que possa dizer que você fez uma promessa ou um compromisso que você não cumpriu. Talvez isto, meu amigo, seja um objetivo muito ambicioso e um ideal grande demais, mas creio que é o mínimo que podemos fazer.

Se você prometeu, então cumpra.



Que Deus nos abençoe
Dan Duke

http://www.somdachuva.com.br
somdachuva@somdachuva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...