terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Guia-me por teus caminhos!!! (Salmo 139)

SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.
Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. SL 139:1-12 e 23,24.


Esse é um salmo de Davi. E sempre que leio os seus salmos, quando não é possível determinar o momento exato em que foi escrito, fico tentando imaginar, ainda que de forma hipotética, em que circunstâncias, em que situação, em que momento ele escreveu cada um deles. Lendo esse salmo, tão profundo, que revela tanto de Deus para nós, fiquei pensando...

Como Davi chegou a essa tremenda e verdadeira conclusão? A conclusão que Deus nos conhece profundamente.

Então, lembrei do momento em que o profeta Natã vai até Davi e lhe conta a seguinte história:

O SENHOR enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. Tinha o rico ovelhas e gado em grande número; mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha. Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado. Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto. E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom. II SM 12:1-9


Todos nós, hoje, conhecemos essa terrível história de Davi, mas, no momento em que o profeta lhe falou todas essas palavras, apenas Davi e Bate-seba sabiam. Imagino que naquele momento Davi, de forma muito clara, compreendeu o quanto Deus nos conhece...

Cada palavra , cada pensamento, cada atitude, e que nada, absolutamente nada lhe está oculto. E nesse salmo ele nos ensina isso: Que tudo que fazemos, pensamos, falamos, Deus conhece cada detalhe e mais, Ele está presente. Ele não apenas sabe, mas, contempla pessoalmente cada atitude nossa, certa ou errada.

E o mais impressionante disso tudo é que apesar de saber tudo sobre nós, até mesmo os momentos que não lhe honramos e com as nossas atitudes fazemos pouco caso dEle, Ele continua nos amando, continua ao nosso lado. E essa atitude de Deus, não é para que continuemos errando, pecando, desobedecendo, mas, para que reconsideremos os nossos caminhos, as nossas atitudes. Para que mudemos.

Foi isso que Davi fez: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." Deus nos dá nesse ano de 2011, a possibilidade de acertar e de ser guiado por Ele, por seus caminhos.

Senhor, que esse seja um ano em tua presença!!!


No amor do Pai,

Marcos Paulo Correia.



3 comentários:

  1. Marcos,não podemos esquecer também que apesar de Davi ser o autor desse salmo, nada do que disse, escreveu ou cantou, e que está registrado nas Escrituras, nasceu do seu próprio coração. A inspiração divina soprou-lhe o que deveria escrever. Por isso mesmo, temos textos belíssimos, como esse, nas Escrituras, sobre Deus, que, certamente, não poderiam ter origem no coração do homem; nem mesmo no coração do "homem segundo o coração de Deus". Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Caro filósofo, você tem toda razão quanto a inspiração divina, mas, como você sabe, são pouquíssimas as partes na bíblia que foram ditadas por Deus. Certamente Deus permitiu diversas circunstâncias na vida de Davi para inspirá-lo a escrever exatamente aquilo que ele(DEUS) queria. Deus usou de cada co-autor bíblico, suas histórias, sua linguagem... A bíblia está repleta de experiências pessoais, lógico, que as que estão registradas foram inspiradas, mas, isso não muda o fato de cada pessoa as ter tido. Não podemos achar que, por exemplo, Davi não tinha noção do que escrevia, a sua história nos mostra o quanto ele conhecia a Deus.
    Obrigado pela visita. E como você deve ter visto, nesse mês estaremos postando reflexões sobre salmos, bem que você poderia nos mandar alguma para publicarmos. Está feito o convite. Vê se não escolhe alguma que fale de livre-arbítrio, eleição... (Risos)
    Me avisa se puder.

    Marcos Paulo Correia.

    ResponderExcluir
  3. Marcos:

    Acho que entendi o que quis dizer. Porém, em certo sentido, podemos dizer que não existe nem mesmo um verso que não tenha sido "ditado" (no sentido de inspiração) pelo próprio Deus. Como diz o apóstolo: "Toda Escritura é inspirada por Deus".

    É claro que aceito o convite. Na verdade é um desafio. Vou tentar fazer e te mando. Tudo de bom!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...