segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Viver em unidade: Uma questão de necessidade. (Salmo 133)

Dado o cenário atual, eu me faço à seguinte pergunta: É possível haver unidade na igreja? A minha resposta é baseada unicamente na Fé: "Para Deus não ha impossíveis." Sim é possível haver unidade na igreja. Mas, não é pelo campo da possibilidade que quero basear essa reflexão, mas, pelo da necessidade. A igreja precisa de unidade? SIM. Desesperadamente. Por quê?


Primeiro ponto: para refletir aquilo que já somos em Cristo Jesus.

"Assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em cristo, e membros uns dos outros." Rm. 12:5
"Por que nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão." I Co. 10:17


O fato da igreja passar por tantos problemas nessa área, falta de comunhão, irmão conta irmão, calúnias, e tantas outra coisas, que todos nós sabemos, não muda essa realidade: somos um em Cristo. Portanto temos que evidenciar de forma prática essa bendita realidade.

Segundo ponto: Para que sejamos reconhecidos como discípulos de Jesus. Como seus legítimos representantes.

"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." Jo. 13:35

Sem dúvida alguma foi dessa forma que a igreja primitiva impactou sua geração. Como as pessoas nos indetificarão com Jesus se vivermos tão longe dos seus ensinamentos e do seu modo de vida?

Terceiro e último ponto: Porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus: nossa unidade.

"A fim de que todos sejam um; e como Es tu, o Pai, em mim e eu em Ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste." Jo.17:21

Irmãos, para a igreja ter unidade, não é preciso todos pensarem da mesma maneira, ou ter o mesmo ponto de vista teológico, não é preciso os arminianos se transformarem em calvinistas, ou os calvinistas em arminianos. Não é preciso os pentecostais virarem tradicionais, nem tão pouco os tradicionais se tornarem pentecostais...
É preciso sim, termos a consciência que somos um, que somos corpo de Cristo, irmãos de fato. O amor e o respeito ao próximo é a chave de tudo isso.

O salmo 133 sintetiza muito bem toda essa compreensão vejamos:

"Oh! Como e bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. E como o orvalho do Hermom, que desce sobre o monte de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bençao e a vida para sempre."


Para um povo tão ligado as suas tradições religiosas e que valorizavam todo símbolo ligado a ela, você pode imaginar o que significava o momento da consagração de um sacerdote, o momento em que sua cabeça era ungida com óleo, posso lhe garantir que era algo extremamente importante; assim como também o era o "orvalho do Hermom" em uma terra de poucas chuvas, esse orvalho era sinônimo de provisão, de boa colheita. Pois bem, tão importante quanto à unção de um sacerdote ou da bendita provisão do Hermom: É que os irmãos vivam em união.

Existem muitas coisas importantes na vida da igreja, mas, nenhuma delas é mais importante que a unidade da igreja, nenhuma é mais importante que a comunhão entre os irmãos. E por fim, nesse ambiente de unidade e comunhão, o Senhor ordena ali sua bênção e a vida para sempre.
Queridos irmãos, não devemos nos apegar as coisas que nos separam, que nos fazem estar longe, mas, as coisas que nos unem, e a maior delas é o próprio Jesus, nosso único e suficiente salvador. Somos um nele, somos filhos de Deus, somos irmãos.


Viver em unidade é uma questão de necessidade.

No amor do Pai,
Marcos Paulo Correia.

Um comentário:

  1. Marcos, essa série sobre Salmos tá muito boa. Breve mandarei minha pequena contribuição....se conseguir a tempo..rs. Quero convidá-lo e a todos os seus leitores para lerem, opinarem, discordarem do nosso último post "A origem das tragédias humanas", em:

    http://www.filosofiacalvinista.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...