sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O que fazer diante das dificuldades? (Salmo 73)

" Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.
Quanto a mim, bom é estar junto a Deus. No Senhor ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos". Sl. 73:26 e 28.


Ao lermos esse trecho do Salmo 73, ficamos maravilhados com o nível de confiança e de entrega do salmista Asafe. Com certeza, todos nós gostaríamos de expressar, com a mais singela sinceridade uma declaração como esta, descrita nos versos citados.
Falar isto é o mesmo que dizer: Ainda que dê tudo errado, ainda que eu sofra dores e aflições, ainda que o mundo inteiro se levante contra mim, ainda assim, Deus é a fortaleza do meu coração. É fácil? Não, não é fácil.
Mas, ao lermos todo o Salmo, percebemos que algo aconteceu para que ele pudesse amadurecer a sua confiança em Deus. Afinal, Asafe começa o Salmo compartilhando justamente um momento de fraqueza. no vs.2 ele diz: " Quanto a mim quase resvalaram os pés, pouco faltou para que se desviassem os meus passos". E qual era o problema do salmista Asafe?
Ele estava tendo inveja da aparente prosperidade dos ímpios. Estava tendo a falsa impressão que a vida daqueles que viviam longe de Deus, era melhor e mais sossegada do que a dele que vivia servindo a Deus.
Ele tinha tirado seus olhos do Senhor e os tinha posto nos homens, nas circunstâncias. Os vs. 3-14 relatam todo o seu conflito. O salmista chega a dizer no v.13: "Com efeito, inutilmente conservei puro o meu coração e lavei as mãos na inocência". Esta declaração nos dá a idéia da confusão que estava a sua vida. Algo precisava acontecer para que ele voltasse a enxergar as coisas pela ótica de Deus.
O salmista fez exatamente o que tinha que ser feito, fez o que todos nós temos que fazer quando passamos por momentos de aflição, de dúvidas, de desespero.
Ele parou na presença de Deus e o buscou. O vs.17 diz: "Até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles".
Asafe entendeu que o fim dos ímpios é diferente do fim dos justos. Que aos ímpios está destinada a morte eterna ( a menos que se arrependam e entreguem as suas vidas a Jesus) e para nós, os que crêem em Jesus, a vida eterna. Que motivo é maior que este para descansarmos e confiarmos em Deus, para nos alegrarmos e ficarmos tranquilos? Será que aquele que não poupou a seu próprio filho, pouparia alguma coisa para nos abençoar? Certamente que não. Rm.8:32.

Talvez você que nos visita hoje esteja passando por um conflito semelhante ao do salmista Asafe.
Talvez você esteja passando por lutas, aflições, dúvidas. O que fazer? Pare na presença de Deus e o busque. Lembre-se que o poder Dele é aperfeiçoado em nossa fraqueza. Na presença de Deus sempre encontraremos refúgio, respostas, consolo.

É irmãos, é assim, todas as vezes que superamos momentos difíceis em nossas vidas, nossa confiança em Deus amadurece, a nossa fé amadurece.
E este é justamente um dos motivos que faz Deus permitir que passemos por provações, o amadurecimento da nossa fé.
Em meio a tantas lutas, em meio a essa grande tempestade, tenha uma certeza; quando tudo passar você estará mais firme e mais confiante em Deus, talvez podendo dizer como o salmista:

"Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre".
"Quanto a mim, bom é estar junto a Deus. No Senhor ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos". Sl. 73: 26 e 28.

No amor de Cristo.
Marcos Paulo Correia.

11 comentários:

  1. Ótimo
    As vezes nos sentimos como Asafe, más Deus é a força da nossa vida

    ResponderExcluir
  2. Mensagem poderosa da parte de Deus.
    Deus abecoe poderosamente

    ResponderExcluir
  3. Palavra maravilhosa por muitas vezes me sentir como Asafe,mas como ele tá bem me coloquei junto de Deus. Foi preciso muitas situações para que eu pudesse entender. Deus abençoe cada dia mais seu ministério floresça e produza muitos frutos no Reino de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe todos os que estão passando por momentos difíceis,que tenham sempre Deus no coração e a certeza que vencerá todas as dificuldades.amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Que palavra maravilhosa que continui lhe abençoando e que seu ministério venha crescer cada dia mais e mais

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa essa palavra! Fui muito abençoada!

    ResponderExcluir
  7. Palavras lindas que confortam nossos corações! Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...