sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tragédia no Rio. (Salmo 46)


Diante da terrível tragédia que assolou o Rio de Janeiro, em especial as cidades serranas, ficamos perplexos...

É difícil imaginar o que é passar, ou estar passando, por uma situação tão desesperadora como essa, a onde se perdem tudo ou quase tudo, a onde se perde pessoas queridas, pai, mãe, filhos, filhas, parentes, amigos.

É importante destacar que passar por situações como essa não está relacionada à fé ou a incredulidade, necessariamente. Qualquer um de nós, crentes ou não crentes, evangélicos ou não evangélicos, está todos sujeitos a passar por tragédias como essa. Não tenho dúvida alguma que há pessoas de diferentes crenças que foram vítimas desse terrível acontecimento, como também não tenho dúvida que entre os que se salvaram há crentes e não crentes, e que entre os que pereceram também a crentes e não crentes. A diferença só estará na perspectiva que cada um encara, ou pode encarar a tragédia, porque aqueles que crêem em Deus, independente das circunstâncias, tem o próprio Deus como refúgio e fortaleza e mesmo na morte não perdem as esperanças.



O salmo 46, provavelmente, foi escrito em uma situação extrema e delicada. O contexto histórico desse salmo é quando Judá, que tinha Ezequias como seu rei, foi sitiada pelos exércitos de Senaqueribe, rei da Assíria (Is. 36 e 37). Que era o grande império daquela época. Humanamente era impossível resisti-lhe. Mas, naquela ocasião aprouve Deus livrar o rei Ezequias e toda Judá.

O salmo que, provavelmente, foi escrito pelo próprio rei Ezequias é dividido em três partes. Em cada uma delas se encontra a mensagem principal do salmo: Deus é refúgio e fortaleza (Você pode conferir um excelente comentário sobre esse salmo na reflexão "Deus é. Deus está. Deus faz." do Pr. Marcello de Oliveira postada aqui no blog)



Na 1º parte o salmista diz: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam." Sl 46. 1-3


Deus é nosso refúgio e fortaleza. Não importa o que passemos. É isso que o salmista diz. Ainda que o mundo todo se levante contra nós, Deus é refúgio e fortaleza, nada muda isso. Nem a morte.



Na 2º parte ele diz: "Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Sl 46. 4-7

Os que confiam em Deus são alcançados por esse "rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus". Você pode imaginar, Judá sitiada pelos Assírios e o rei ezequias e aqueles que confiavam no Senhor encontrando motivos pra sorrir e se alegrar. E mais uma vez a lembrança "o Deus de Jacó é o nosso refúgio".


Na 3º e última parte está escrito: " Vinde, contemplai as obras do SENHOR, que assolações efetuou na terra. Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Sl 46. 8-11

O que Deus não fizer por nós quem poderá fazer? Portanto, aquietemo-nos pois O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.



Creiamos e confiemos no Senhor em qualquer situação ou circunstâncias. Ele é o nosso refúgio e fortaleza.


Oremos pelo Rio de Janeiro e por todas as pessoas envolvidas nessa terrível tragédia.


No amor do pai,

Marcos Paulo Correia.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...